terça-feira, 2 de agosto de 2011

O hipertexto ( HTML - Hypertext Markup Language )

A Bíblia é uma história em hipertexto, porque pode começar a ler-se em múltiplas entradas, e apenas uma pequena história de cada vez!

De um modo geral podemos definir hipertexto pelas seguintes três características:
1. Um grande conjunto de informações organizada em numerosos fragmentos;
2. Os fragmentos estão relacionados uns com os outros;
3. O leitor precisa de uma pequena fracção de cada vez.

A leitura do hipertexto oferece múltiplas possibilidades, em função dos interesses do leitor. Nunca sendo tão maçadora quanto a leitura linear.

A título de anedota referem-se os professores de Matemática que explicam aos estudantes que estes não devem passar á página 3 sem se certificarem de que compreenderam a página 2, exigindo a leitura linear dos manuais completos para que a aprendizagem se possa fazer sem lacunas.
Conta-se que certo dia um aluno se apresentou à prova oral de Matemática, tendo seguido escrupulosamente as instruções do professor. Este começou por perguntar-lhe em que página do livro tinha ficado, ao que o aluno retorquiu que havia ficado na capa.
- Ficou na capa! – Exclamou o professor.
- É que como o nome do autor é Achilles Machado, não sei se deverei ler Aquiles Macado ou Axiles Maxado!

Numa sociedade complexa, perante a avalanche de dados contraditórios, a capacidade para seleccionar o que interessa ler e a capacidade para aprender com a rede adquiriram maior importância que os saberes escolares propriamente ditos, datados.

Tento em conta que hoje o hipertexto não se limita a textos, mas pode incluir imagens, sons, vídeos, interactividade e o poder da integração na Internet, é fácil concluir que a exposição a esta forma de codificação das mensagens certamente nos obriga a pensar noutros moldes.



A definição de Hipertexto abaixo tem a vantagem de referir, além das questões técnicas, que este tipo de texto conduz a outra forma de raciocínio. Na sociedade industrial aprendemos a ler os manuais página a página. Os textos digitais começam por não ter realmente "páginas", e é necessário adquirirmos determinadas habilidades digitais para não nos sentirmos perdidos.

  • “ ... a representação electrónica dos textos modifica totalmente a sua condição, ela substitui a materialidade do livro pela imaterialidade de textos sem lugar específico; às relações de contiguidade estabelecidas no objecto impresso ela opõe a livre composição de fragmentos indefinidamente manipuláveis; à captura imediata da totalidade da obra, tornada visível pelo objecto que a contém, ela faz suceder a navegação de longo curso entre arquipélagos textuais sem margens nem limites.”

    Isto significa que a mudança das formas e dos dispositivos por meio dos quais um texto é exposto pode criar novos públicos e novos usos para ele.

    Os textos electrónicos, se destituídos de materialidade, são, no entanto, instituídos de uma forma que poderá alterar o conceito de acervo, de bibliotecas, dos livros e sobretudo das relações da leitura. Qual é esta forma?

    No ciberespaço os documentos são oriundos de fontes electrónicas, disponíveis nos formatos FTP (File Transfer Protocol) sites, gopher sites, HTTP (word wide web) sites, telnet sites, e-mail discussion lists.

    O hipertexto ( HTML - Hypertext Markup Language ) trata-se não só de um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura alterando o modo de os utilizadores raciocinarem. O hipertexto permite a interactividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e de margens. É uma linguagem padrão para os documentos em sistemas Web (WWW) que usam o HTTP (Hypertext Transfer Protocol).

Referências
MONTEIRO, S.. A forma eletrônica do hipertexto. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 29, jun. 2000. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/256/223. Acesso em: 02 Ago. 2011.

The Bible: The Original Hypertext. Disponível em: http://cogwebcast.com/articles/the-bible-the-original-hypertext/. Acesso em: 02 Ago. 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário