quarta-feira, 11 de maio de 2011

CSCL – O reconhecimento da impossibilidade de avaliação individual

Talvez por deformação profissional (formação em economia) interesso-mo particularmente pela componente de avaliação das aprendizagens, e é geralmente nessa perspectiva que observo todo o processo.

Das leituras recentes sobre CSCL gostaria de destacar a impossibilidade de avaliação individual das aprendizagens referida por Stahl. Explicando melhor, na aprendizagem cooperativa (definida como conjunto de sub-tarefas realizadas individualmente, juntando posteriormente os resultados parciais num resultado final), que é observada como um conjunto de aprendizagens individuais, admite-se a aplicação de testes “que medem as capacidades dos indivíduos quando estes estão trabalhando sozinhos”.
http://gerrystahl.net/cscl/CSCL_Portuguese.htm

Porém, este tipo de organização do trabalho não será o mais adequado para as tarefas mais complexas porque, “de acordo com Vygotsky, os aprendizes individuais têm capacidades de desenvolvimento diferentes em situações colaborativas das que eles têm quando estão trabalhando sozinhos”. (ibidem)

As operações mais complexas atingem-se em colaboração com os outros. Esta “é primordialmente conceitualizada como o processo de construção de significado compartilhado. A construção de significado não é assumida como uma expressão de representações mentais dos participantes individuais, mas sim como uma realização da interação. A construção de significado pode ser analisada como se ocorresse durante as sequências de declarações ou mensagens dos múltiplos participantes. O significado não é atribuível às declarações individuais dos alunos porque o significado tipicamente depende das referências indexadas à situação compartilhada, das referências elípticas para declarações anteriores e das preferências que serão usadas em declarações futuras (Stahl, 2006)”. (ibidem)

CSCL não me parece muito diferente do conectivismo, visto que coloca o seu enfoque na dinâmica de grupos enquanto o último privilegia o crescimento da rede. Como numa sociedade conectada os grupos interagem através da rede CSCL e conectivismo parecem-me muito semelhantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário