sexta-feira, 16 de julho de 2010

Reflexão Final de MDS

Iniciaram-se os trabalhos nesta UC com textos de Prensky que nos introduziu conceitos estruturantes do pensamento não só nesta unidade, mas que jamais esqueceremos. De facto, cada vez que alguém quiser assentar o nosso endereço de mail ou telemóvel esse simples gesto denúncia que estamos e presença de imigrantes digitais.

Passei a compreender muita da papelada de que vivemos rodeados na sociedade, e particularmente no interior da escola, justificada apenas por motivos de (in)segurança dos imigrantes.

Frequentemente, depois de aderirmos aos serviços de factura electrónica continuam a enviar-nos a factura em papel, como se a electrónica não tivesse validade.

Nas escolas os alunos trabalham muito bem indicações que lhes sejam fornecidas num blogue ou num site, mas depois sou obrigado a imprimir blogues só porque os meus colegas querem arquivar materiais, mas não vêem conteúdo num link. Neste aspecto, coberta pelo formalismo das exigências iguais para todos os professores, a escola manifesta-se violentamente de uma forma extremamente repressiva relativamente àqueles que utilizam mais frequentemente os recursos digitais. Antes de Prensky tinha escassos recursos cognitivos para compreender a resistência da escola à digitalização do processo de aprendizagem, e então os conflitos seriam mais frequentes que quando passei a compreender a escola como uma estrutura dos imigrantes.

Os temas estudados em MDS estiveram sempre estreitamente associados aos comportamentos dos jovens, da construção da sua identidade à utilização que fazem dos media digitais. Como a escola existe para os servir, é da maior utilidade conhecer as suas necessidades e expectativas.

As diversas actividades propostas ao longo desta UC foram bastante variadas, evitando a monotonia. As actividades foram calendarizadas ao longo do semestre de forma a exigir um esforço de trabalho uniformemente distribuído. Portanto a professora está de parabéns quanto à organização da UC.

Manter este portefólio é sem dúvida a tarefa que me dá mais gozo entre todas as propostas. É que quando escrevo num fórum do Moodle sei que só serei lido por colegas e pela professora, enquanto quando escrevo aqui sei que posso ser lido por um público mais alargado. E isso é importante, porque me obriga a executar a tarefa com um nível de exigência superior.

Os debates dos destes nos fóruns foram vivos e esclarecedores. Participei com entusiasmo certamente porque considerava os textos interessantes... O excesso de trabalho e a familiaridade com os temas na fase inicial levou-me a participar menos nalguns debates.

O trabalho em grupo foi extremamente compensador porque todos os colegas mostraram ser extremamente empenhados, e por isso gostaria de agradecer a todos quantos trabalharam comigo.


PS

Este blogue não contém apenas as actividades de MDS, mas também de SII, e aspectos relacionados com a Web 2.0 que suponho interessantes para o Mestrado. Esta "mistura" não significa que não considere a UC suficientemente importante para ter um espaço próprio, mas antes que a considero importante demais para ficar perdida noutro blogue, pois a ideia de a integrar no Espaço Multimédia foi precisamente para lhe dar maior visibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário