segunda-feira, 5 de abril de 2010

Porquê a criação de um e-portefólio?

  • Comparativamente ao portefólio construído em papel, o e-portefólio ou portefólio electrónico, possibilita maior dinâmica, diálogo e reciprocidade, na medida em que permite aos diferentes intervenientes a partilha de ideias, momentos, experiências, saberes, de uma forma contínua. Ao contrário do portefólio tradicional (em papel), o e-portefólio, encontra-se disponível a uma audiência, mais ou menos vasta, possibilitando ao autor a recolha de comentários sobre o mesmo, que podem contribuir para enriquecer a reflexão pretendida. Assim, a reflexão realizada por cada aluno a título individual passa a ser partilhada e discutida, permitindo uma forte componente de interacção/cooperação nas actividades de ensino-aprendizagem. Por outro lado, as capacidades multimédia e a navegação inerente a estes suportes electrónicos, permitem a este documento reunir informação de diferente natureza, a que se acede facilmente, podendo tirar-se partido destas possibilidades quer na construção do documento quer na sua consulta.
    Mais?


Estou realmente a estudar as matérias de que gosto, do modo como eu próprio trabalho e indico aos meus alunos...


Conteúdo do e-portefólio:

  • Para cada actividade realizada ao longo do semestre:


    • 1. Redigir um comentário pessoal acerca da realização da actividade, focando aspectos como: as dificuldades sentidas durante a realização da actividade, os conhecimentos adquiridos, a pertinência da actividade para a aprendizagem, entre outros;


    • 2. Apresentar recursos complementares que ilustrem a actividade/temática trabalhada (vídeos, sites, bandas desenhadas, artigos bibliográficos, entre outros) com respectiva justificação.


  • Análise e reflexão final pessoal sobre o percurso realizado na Unidade Curricular, referindo aspectos como: conhecimentos teóricos adquiridos, dificuldades sentidas, aspectos positivos e negativos da UC, a pertinência da UC para a formação, entre outros.


Maria João Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário